Saúde

Anvisa institui novas regras para as Farmácias

"As farmácias e drogarias de todo país deverão ser readaptadas às novas normas"

Por Fernanda Ferreira

Foto Divulgação

A partir desta quinta-feira(18), todas as farmácias e drogarias do país, deverão ser readaptadas às novas normas da RDC 44/2009 estipuladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). São Boas práticas farmacêuticas, reforçando as regras para o comércio de medicamentos e a prestação de serviços nos estabelecimentos farmacêuticos, desvirtuadas por interpretações pessoais de comerciantes e amparados por leis municipais e estaduais. Não sendo premitida a venda de carnes, sorvetes, entre outras coisas nesses locais.

As farmácias e drogarias, deverão deixar disponíveis ao alcance dos consumidores apenas produtos de higiene pessoal e cosméticos. Os medicamentos com ou sem prescrição médica, deverão estar alocados atrás do balcão, sendo então, o manuseio somente dos funcionários.

Os medicamentos sem prescrição médica, ainda poderão ser adquiridos, mas, não significa que estão isentos de danos à saúde, portanto, o consumidor deverá receber uma orientação do farmacêutico no momento da aquisição.

Para os estabelecimentos que não cumprirem as novas regras, as multas poderão variar de R$2 mil a R$1,5 milhão e as penalidades incluem ainda apreensão ou interdição de mercadorias e até o cancelamento do alvará de funcionamento do estabelecimento comercial.








8 comentários:

  1. Corretíssimo, as farmácias estavam vendendo de tudo um pouco, tinha virado bagunça.

    ResponderExcluir
  2. Bem legal seu blog, Fernanda.
    Bem variado e bem articulado.
    congratulaciones.

    Ôbèron

    ResponderExcluir
  3. Fiquei sabendo da notícia antes de ler aqui, mas enfim, totalmente correto.

    Todo mundo estava comprando de tudo sem receita e se dando mal por isso. Culpa de quem comprou e da farmácia.

    Abcs

    ResponderExcluir
  4. Que boa iniciativa! Quem sabe agora acaba a automedicação, aquelas de que "meu vizinho tinha o mesmo problema, e tal medicamento é bom" acaba...rs

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Não venho aqui comentar sobre o post, mas propor uma parceria, caso interessada, visto que também estou com um blog de cunho jornalístico, caso estiver interessada me envia um e-mail para podermos trocar idéias:

    pbsombra@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Ah, sim, esqueci de enviar o endereço do meu blog:
    http://fortalezanocotidiano.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. bom aqui onde eu moro eu nunca vi as farmacias vendendo coisas do tipo, carnes e sorvetes, mais que deve ter isso concerteza!

    ResponderExcluir
  8. Isto é muito importante, até mesmo porque, com essa onda de remédioas da "felicidade", tem de se ter um controle mais rigído.
    Mas, tenho certeza que aquelas de bairro, uando chegar o seu augusto, mesmo sem medicamente ganhará seu Viagrinha...
    Ps: agora normalizaou - pelo menos para mim.

    abç
    Jason

    ResponderExcluir