Gastronomia

O Morango e os seus Segredos

Sabor, Sedução e Saúde são os três S da fruta

Por Fernanda Ferreira


Com chantilly, leite condensado, ou natural, a fruta exótica é sempre bem vinda! E quem diria que o “poderoso morango” traz muitos benefícios à nossa saúde.

Falar que o sabor do morango é maravilhoso, isso não é novidade. Citar que a fruta desperta um clima sedutor, também não. Mas e falando em saúde, você sabia que o morango é rico em vitamina C, ferro, age contra infecções, ajuda na cicatrização de ferimentos e evita hemorragia? Pois é, nem eu sabia que essa fruta faz “milagres”!

“Poderoso” ou “milagroso”, há aqueles que utilizam o morango em receitas, servido naturalmente no café da manhã, lanche da tarde, ou auxiliando para “esquentar o clima entre o casal” enfim, ele é sempre muito bem vindo aos lares.

Aos leitores em dieta, uma notícia boa: o morango, contêm poucas calorias, calcula-se que 9 morangos equivalem a 63 calorias. Sendo então, uma ótima opção na listagem de frutas liberadas.

Dizem que uma boa receita tem que despertar a vontade de “quem vê querer comer com os olhos”. Para ajudar na escolha do que fazer de sobremesa para recepcionar os amigos, ou um bolo surpresa de aniversário para quem você gosta, segue a sugestão de um cardápio prático e saboroso até para os “olhos”:

Bolo Gelado de Chocolate e Morango

Receita elaborada por: Fernanda Ferreira


Ingredientes para Massa:
2 pctes. de massa para bolo de sua preferência, no sabor de chocolate;
6 ovos
4 colheres (sopa) de margarina
2 xícaras de leite

Modo de Preparo: Misture os ovos e a margarina, até formar uma mistura homogênea. Acrescente a massa, e vá adicionando aos poucos o leite até misturar todos os ingredientes e ficar consistente. Logo após esse processo, colocar em uma fôrma untada (com margarina e farinha de trigo) e levar para assar no forno pré-aquecido em 180º, por 30 minutos.


Ingredientes da Calda:
01 vidro de leite de côco (200ml)

Ingredientes para o Recheio:
02 xícaras de açúcar cristalizado
02 xícaras de leite em pó
01 vidro de leite de côco (200ml)
½ Lata de Doce de Leite

Modo de Preparo: Em uma vasilha, misture o leite em pó e o açúcar, acrescente o leite de côco aos poucos até formar uma pasta. Por último, adicione o doce de leite e mexa até ficar em consistência cremosa.

Ingredientes para a Cobertura:
01 caixa de morangos
01 pcte de chantilly (500gr)
03 colheres de açúcar refinado

Modo de Preparo: Bater a mistura para chantilly com o açúcar em uma batedeira, de 3 a 4 minutos em potência alta até ficar no ponto de glacê.

Modo de Montagem do Bolo:
Partir o bolo ao meio, regar com o leite de côco a primeira camada (fazer pequenos furos p/ absorver a calda). Acrescentar o recheio espalhando uniformemente, e colocar a segunda camada do bolo. Em seguida, perfure e regue com a calda a última camada.

Após absorção da calda no bolo, acrescente o glacê com uma espátula e com bicos decorativos, faça a decoração a seu gosto.

Por último, corte os morangos em várias camadas como se fossem “pétalas” e enfeite proporcionando o formato de várias rosas.

Sirva gelado e bom apetite!