Saúde

Anvisa institui novas regras para as Farmácias

"As farmácias e drogarias de todo país deverão ser readaptadas às novas normas"

Por Fernanda Ferreira

Foto Divulgação

A partir desta quinta-feira(18), todas as farmácias e drogarias do país, deverão ser readaptadas às novas normas da RDC 44/2009 estipuladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). São Boas práticas farmacêuticas, reforçando as regras para o comércio de medicamentos e a prestação de serviços nos estabelecimentos farmacêuticos, desvirtuadas por interpretações pessoais de comerciantes e amparados por leis municipais e estaduais. Não sendo premitida a venda de carnes, sorvetes, entre outras coisas nesses locais.

As farmácias e drogarias, deverão deixar disponíveis ao alcance dos consumidores apenas produtos de higiene pessoal e cosméticos. Os medicamentos com ou sem prescrição médica, deverão estar alocados atrás do balcão, sendo então, o manuseio somente dos funcionários.

Os medicamentos sem prescrição médica, ainda poderão ser adquiridos, mas, não significa que estão isentos de danos à saúde, portanto, o consumidor deverá receber uma orientação do farmacêutico no momento da aquisição.

Para os estabelecimentos que não cumprirem as novas regras, as multas poderão variar de R$2 mil a R$1,5 milhão e as penalidades incluem ainda apreensão ou interdição de mercadorias e até o cancelamento do alvará de funcionamento do estabelecimento comercial.